Uma empresa está sempre em busca de novas formas de conquistar mais conversões e maximizar o retorno sobre o investimento. Afinal, não é mais suficiente apenas empurrar campanhas de vendas genéricas para o público em massa.
Mais do que nunca, estratégias refinadas são necessárias para atrair, converter e fidelizar clientes. Um bom exemplo é a hipersegmentação de dados, uma estratégia que permite criar campanhas de vendas e marketing sob medidas para os consumidores.
Quer saber o funcionamento? Vamos explicar como utilizar a plataforma a Sales Box para fazer campanhas de vendas e marketing com hipersegmentação. Aprenda a usar essa estratégia e alcance resultados excepcionais nas suas campanhas!
O que é uma campanha de vendas e marketing?
A campanha de venda é uma ação ou série de ações que uma empresa realiza para incentivar as pessoas a comprarem seus produtos ou serviços, como:
- descontos;
- promoções especiais;
- liquidações;
- sorteios;
- premiação para vendedores (uma campanha de vendas interna pode ter como foco atingir exclusivamente o time de vendedores).
Já a campanha de marketing é o esforço de promover uma marca, produto ou serviço. O foco aqui não é vender, e sim criar interesse, aumentar o reconhecimento da marca e construir um relacionamento com os clientes.Uma campanha de marketing pode usar:
- anúncios;
- envio de e-mails;
- postagens em redes sociais;
- publicação de artigos em um blog.
A relação entre as duas é que uma campanha de marketing geralmente apoia uma campanha de venda. Antes de lançar um novo produto, por exemplo, a empresa pode desenvolver uma campanha de marketing para gerar interesse e atrair a atenção do público.
Assim, quando a campanha de venda começa, os potenciais clientes já estão informados e prontos para aproveitar as ofertas da empresa.
Importância do planejamento de uma campanha
O maior erro em uma campanha de vendas e marketing é começar sem um bom planejamento. Muitas vezes, os líderes agem com pressa, sem pensar bem nos detalhes, e acabam falhando em atingir suas metas.
Não à toa, 60% das empresas não conseguem bater suas metas de vendas devido à falta de planejamento estratégico, segundo dados da primeira edição da pesquisa Panorama de Vendas, feita pela RD Station.
Sem um plano bem definido, é fácil perder o rumo. O planejamento ajuda a definir exatamente o que você quer alcançar e como vai chegar lá. Ele depende de escolher o público-alvo certo, definir as melhores estratégias e estabelecer prazos e metas realistas.
Como criar campanhas de vendas eficazes com hipersegmentação?
Vamos à prática! Agora que você entende o que está por trás de uma campanha de vendas e marketing, é hora de entender como fazer uma campanha de marketing digital e vendas, desde a etapa de planejamento ao monitoramento dos resultados.
1. Definir objetivos e prazos
Um dos maiores desafios ao iniciar uma campanha é definir o que você espera alcançar. Sem metas claras e um cronograma, é fácil perder o foco e o controle do progresso.
Objetivos precisam servir como um guia para todas as atividades da campanha, ajudando a direcionar esforços e medir o sucesso. Para isso, nada de objetivos genéticos. Veja como isso faz a diferença na prática:
- em vez disso: "Aumentar as vendas";
- use isso: "Aumentar as conversões em 20% nos próximos três meses".
Além de definir o que você quer alcançar, é importante vincular esses objetivos a prazos. Sem datas específicas, pode ser difícil avaliar o progresso e manter a equipe motivada.
2. Segmentar (ou hipersegmentar) o público da campanha
Segmentar o público é uma etapa indispensável para qualquer campanha de marketing, mas você sabe exatamente o que isso significa?
A segmentação de mercado é a divisão de um grupo amplo de consumidores em grupos menores e mais específicos com base em características como demografia (idade, gênero, renda), geografia (localização), comportamento (padrões de compra) e psicografia (estilos de vida e valores).
A hiper-segmentação leva isso um passo adiante: a proposta aqui é criar subgrupos específicos dentro dos segmentos maiores. Utilizando dados e análises preditivas, você pode identificar micro-segmentos e personalizar ainda mais suas campanhas.
A Sales Box facilita esse processo de várias maneiras:
- Geomarketing: localize o público-alvo com base em dados geográficos na plataforma Sales Box para depois direcionar anúncios para essas localidades;
- Personas psicográficas: com base nos dados fornecidos por você e o enriquecimento realizado pela Sales Box, seus consumidores são classificados nas nove personas desenvolvidas pela nossa plataforma: Racional, Tradicional, Conservador, Imediatista, Antenado, Sofisticado, Compassível e Inovador. Essas personas podem ser usadas para criar estratégias de marketing e vendas mais precisas e eficazes;
- Smartsegmentation: usa algoritmos para criar micro-segmentos com base em comportamentos e preferências específicas.
A plataforma Sales Box é uma ferramenta de análise e enriquecimento de dados voltada para otimizar estratégias de marketing e vendas. Ela automatiza o processo de hipersegmentação, ajudando empresas a entender melhor seu público.
3. Criar as campanhas
A criação de campanhas multicanais é cada vez mais importante em um mundo onde os consumidores interagem com as marcas por meio de diversos pontos de contato. Então, para alcançar seus clientes, é necessário estar presente em várias plataformas, como redes sociais, e-mail marketing, SMS e até mesmo anúncios em vídeo.
Um dos principais recursos que as empresas podem utilizar é o Meta Ads, que engloba as plataformas de publicidade do Facebook e Instagram.
Se sua empresa utiliza um sistema CRM, a integração dos dados obtidos pode ajudar. O CRM armazena informações valiosas sobre o histórico de interações dos clientes, preferências e comportamento de compra.
5. Analisar resultados
Monitorar KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) ajuda a identificar o impacto real da campanha. Sem essa etapa, seria impossível saber se os cliques, conversões e o retorno sobre investimento (ROI) estão alinhados com os objetivos propostos.
A metodologia RFV (Recência, Frequência e Valor Monetário) é uma ferramenta poderosa nesse processo. RFV ajuda a segmentar seus clientes com base em três critérios:
- a recência das suas compras;
- a frequência com que compram;
- o valor que gastam.
Com esses dados, você pode identificar quais clientes compraram recentemente, quantas vezes compraram e quanto dinheiro gastaram, permitindo uma análise mais profunda de como diferentes segmentos estão respondendo à campanha.
6. Realizar ações de melhoria
Sem novos ajustes, os problemas identificados durante o monitoramento da campanha permanecem sem solução e o potencial de maximizar o retorno pode ser perdido.
Então, ajustar a mensagem, as ofertas, os canais de comunicação ou a segmentação do público é o que pode corrigir falhas e otimizar os resultados.
Os dados fornecidos pela plataforma Sales Box podem basear alguns dos ajustes em campanhas que já estão em andamento.
Se os dados mostram que um segmento específico de clientes está respondendo menos do que o esperado, você pode fazer ligeiras modificações na segmentação para incluir perfis de clientes gerados pela Sales Box que podem se interessar pelos anúncios.
EMBEDAR VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=Ip5S8o7JFMk
Com um planejamento bem feito e o uso inteligente dos dados, você pode melhorar uma campanha de vendas e marketing. A Sales Box vai ser uma aliada nesse processo, ajudando você a entender seu público e ajustar a segmentação de clientes.
Tudo que você precisa saber para operar a plataforma Sales Box está aqui! Aproveite para conhecer agora mesmo as nossas soluções.