Na era do smartphone, com bilhões de pessoas conectadas e com GPS ativo em tempo real, o geomarketing se tornou parte da rotina de empresas de todos os tamanhos.
Cada vez que um usuário faz uma busca, acessa um aplicativo ou interage com uma plataforma, a localização dele é registrada e pode ser analisada. Isso abre um mundo de oportunidades para entender o comportamento dos clientes.
Se você ainda não tem familiaridade com o conceito de geomarketing e as aplicações dessa estratégia para as empresas, continue e tire suas dúvidas!
O que é geomarketing e como funciona?
Geomarketing é o uso de informações geográficas, como localização de clientes ou áreas de venda, para orientar e melhorar ações de marketing. Em termos técnicos, essa estratégia combina dados geoespaciais com análises de mercado para identificar padrões, oportunidades e comportamentos de consumidores em diferentes regiões.
A relevância dessa estratégia está na chance de hiperpersonalizar o marketing. Ao entender onde seus clientes estão localizados, as empresas podem direcionar campanhas de marketing para as áreas com maior potencial de retorno.
Quais as vantagens do geomarketing?
Agora que você conhece o conceito de geomarketing, vai gostar de descobrir os ganhos que ele pode trazer para o seu negócio.
Maior precisão na segmentação
Com os dados geográficos do público, você pode criar uma segmentação estratégica que oferece uma visão mais profunda e personalizada do seus clientes.
Esse tipo de segmentação de clientes utiliza dados como o endereço dos consumidores, áreas de residência, e a localização de pontos de venda para ajudar a compreender o comportamento do público em diferentes regiões.
Um estudo publicado no periódico científico American Journal of Business Education define o que está por trás de uma segmentação baseada na localização dos clientes:
“A segmentação geográfica é baseada na crença de que os consumidores que vivem na mesma região compartilham alguns desejos e necessidades relacionados, e esses desejos e necessidades podem ser muito diferentes dos consumidores que vivem em outras regiões do mundo”.
Claro, embora a segmentação geográfica seja extremamente útil, se você quer obter um perfil completo do cliente, a nossa recomendação é cruzar esses dados geográficos com dados comportamentais e psicográficos dos consumidores.
Eficiência nas campanhas de marketing e vendas
As campanhas segmentadas com base em dados geográficos apresentam um desempenho muito melhor do que campanhas não segmentadas. Isso se deve ao fato de que anúncios dirigidos a públicos específicos são mais relevantes e atraentes para os consumidores.
Veja algumas métricas de marketing e vendas impactadas pela segmentação por geolocalização:
- Taxa de Cliques (CTR) — anúncios relevantes para a localização do usuário, como promoções locais, têm uma taxa de cliques mais alta;
- Conversão — ofertas direcionadas a regiões específicas aumentam as conversões. Um evento de liquidação local tem mais sucesso entre residentes da área;
- Retorno sobre Investimento (ROI) — campanhas segmentadas geralmente têm um ROI mais alto, pois geram mais vendas com menos gasto.
Além de melhorar as métricas, a segmentação geográfica também apoia o time de vendas de várias maneiras. Entenda a seguir!
Decisões bem embasadas
Você precisa de dados sobre quem são seus consumidores, o que eles desejam e onde eles estão se quiser tomar decisões que atraiam e convertam visitantes em clientes — isso é o que chamamos de mentalidade data-driven.
Mesmo escolhendo os melhores canais para anunciar, se as decisões sobre as características e preferências do público forem baseadas em palpites, o resultado pode ser um desperdício de tempo e dinheiro.
Com o geomarketing, você decidir sobre:
- Onde nossos clientes estão mais concentrados?
- Que tipo de produtos ou serviços têm maior demanda em determinadas áreas?
- Onde estão meus concorrentes e como posso me posicionar melhor?
Utilizando o geomarketing, você pode responder a essas e outras dúvidas sobre as características e preferências locais do seu público-alvo ou das suas personas.
Quais as aplicações do geomarketing?
As informações obtidas com o marketing por geolocalização são extremamente úteis e podem fazer a diferença em várias áreas do seu negócio:
Planejamento de pontos de venda
Abrir um ponto de venda em um local estratégico pode fazer toda a diferença entre um empreendimento bem-sucedido e um fracasso.
Com o geomarketing, as empresas conseguem analisar quais áreas têm maior potencial de vendas, considerando fatores como densidade populacional, renda média e presença de concorrentes.
Confira algumas possibilidades da geolocalização para o planejamento de pontos de venda:
- identificar áreas com alta concentração de pessoas para garantir um fluxo constante de potenciais clientes;
- posicionar novos pontos de vendas em áreas onde os consumidores têm maior poder aquisitivo;
- analisar onde os concorrentes estão localizados para encontrar áreas com menos competição ou oportunidades de diferenciação.
Publicidade geolocalizada
Anúncios, e-mails e páginas de site conquistam mais cliques quando são mostrados para as pessoas certas, na hora e no lugar certos. A segmentação por geolocalização permite que as empresas façam exatamente isso.
Confira algumas dessas possibilidades:
- utilizar plataformas como Google Ads e Facebook Ads para criar anúncios direcionadas a usuários em estados e cidades específicas do país;
- desenvolver páginas dentro do site ou postagens no blog focadas na demanda de produtos em regiões específicas;
- identificar quais termos de pesquisa relacionados ao negócio são populares em determinadas áreas;
- criar uma ficha do Google Perfil de Empresas (antigo Google Meu Negócio) para garantir que a empresa apareça em pesquisas locais e no Google Maps.
Logística e distribuição
Entregar produtos no menor tempo possível e com o menor custo depende de um bom planejamento de rotas. Com base na localização dos clientes, as empresas podem tomar decisões para fazer os pedidos chegarem em tempo recorde aos destinos.
Veja alguns exemplos de como o marketing baseado na localização geográfica pode impactar as decisões de logística e distribuição de produtos:
- usar dados de localização para prever a demanda em diferentes regiões e ajustar os níveis de estoque;
- decidir em quais centros de distribuição armazenar os produtos com base na proximidade dos clientes e na demanda regional;
- oferecer opções de entrega no mesmo dia para clientes em áreas específicas.
Como a Sales Box ajuda no geomarketing?
A Sales Box é uma ferramenta de análise e enriquecimento de dados. Nossa plataforma coleta e integra informações da base de clientes, como CPF, telefone e e-mail, e as enriquece com dados adicionais, incluindo informações demográficas, psicográficas e de renda, para a criação de perfis completos que ajudem a segmentar suas estratégias.
Um dos maiores ganhos de usar a Sales Box é o nosso suporte às estratégias de geomarketing. Confira algumas das possibilidades a seguir.
Saiba onde está seu público-alvo
Com a Sales Box, você tem a capacidade de identificar onde seus perfis de clientes estão localizados no mapa.
A nossa ferramenta permite que você visualize a concentração dos seus clientes mais valiosos e entenda suas preferências e comportamentos com base em dados demográficos e de renda.
Publicidade localizada
Você pode combinar mais de 80 critérios para criar perfis personalizados e usá-los para segmentar o público em estratégias de marketing e vendas.
Com os segmentos, a sua empresa pode investir melhor em mídias offline, como outdoors e carros de som, focando nas regiões onde seu público-alvo está. Dessa forma, seu orçamento é utilizado de maneira mais eficiente, pois alcançará as pessoas certas.
Estratégias de expansão
Você também pode usar a Sales Box para descobrir novas áreas com alta demanda para seus produtos ou serviços.
Analisando onde estão seus principais clientes, é possível identificar regiões onde pode haver oportunidades de crescimento.
O geomarketing oferece inúmeras possibilidades de aumentar o retorno das empresas com as campanhas de marketing e vendas. Com a tecnologia da Sales Box, fica mais fácil aproveitar os dados sobre a localização dos clientes para personalizar essas estratégias.
Conheça melhor a Sales Box e veja como usar dados para aumentar a taxa de conversão do seu negócio!