"Aquilo que não se pode medir não se pode melhorar." Esse ditado nunca foi tão relevante como na era atual do marketing digital. Em um mundo onde a concorrência é feroz e o comportamento do consumidor muda rapidamente, as estratégias de marketing bem-sucedidas dependem cada vez mais de uma mentalidade Data-Driven.
As novas tendências e tecnologias que surgiram nos últimos anos, como o Big Data e a Inteligência Artificial (IA), transformaram a informação no ativo mais importante para garantir um crescimento econômico sustentável.
As empresas que tomam decisões baseadas em dados experimentam um crescimento anual de mais de 30%, segundo relatório Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, da Forrester.
Mas o que está por trás da mentalidade Data-Driven e como incorporá-la nas suas estratégias de marketing? É o que veremos daqui para frente. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre esse assunto!
O que é Data-Driven?
Data-Driven (Orientado por Dados) é um conceito que descreve empresas que baseiam suas decisões em análises e interpretações de dados. Em vez de confiar na intuição ou na experiência, essas empresas utilizam dados concretos para orientar ações e estratégias.
Um detalhe importante é que ser Data-Driven é mais do que ter a capacidade de armazenar uma grande quantidade de dados. O que torna uma empresa verdadeiramente Data-Driven é conseguir integrar o uso de dados em todos os seus níveis decisórios.
Isso significa que não apenas a alta administração utiliza dados para tomar decisões e definir estratégias, mas também que equipes de diferentes áreas, como marketing, vendas, finanças e operações, baseiam suas ações diárias em análises de dados.
O que é mentalidade Data-Driven?
Mentalidade Data-Driven é a cultura organizacional que sustenta e impulsiona uma empresa orientada por dados, garantindo que os dados disponíveis sejam efetivamente transformados em informações valiosas e acionáveis.
Enquanto muitas empresas acumulam vastas quantidades de dados, apenas aquelas com um data-driven mindset conseguem utilizá-los plenamente para tomar decisões informadas e estratégicas.
Veja o que diz um dos membros do Conselho empresarial da revista Forbes sobre a mentalidade Data-Driven nas empresas:
“Para as empresas que procuram manter uma vantagem competitiva, adotar uma mentalidade baseada em dados é fundamental. Incorporar a análise de dados em suas operações pode ajudar não apenas a gerar melhores resultados de negócios, mas também ajudar na aquisição de talentos e na satisfação do cliente. Acredito que as empresas que demoram a adotar essa nova mentalidade correm o risco de ficar para trás”.
O desafio para muitas organizações é evitar se tornarem ricas em dados, mas pobres em informações úteis e estratégicas. Isso ocorre quando há um excesso de dados, mas falta a capacidade ou a vontade de transformá-los em insights úteis.
A mentalidade data-driven combate isso ao assegurar que a análise de dados seja integrada de maneira eficaz no fluxo de trabalho diário.
O que é marketing Data-Driven?
Marketing Data-Driven é uma abordagem que utiliza dados e análises para orientar as estratégias de marketing da empresa — desde a segmentação dos clientes até a produção de conteúdo, a avaliação do desempenho e outras ações.
Nos anúncios de redes sociais, por exemplo, vários elementos podem ser avaliados em tempo real com base em dados sobre a performance de uma campanha. Assim, você pode fazer ajustes nas ofertas, na arte dos anúncios, na segmentação e em outros elementos.
A previsão de tendências é mais uma aplicação do marketing orientado por dados. O histórico de compras e as análises do mercado externo podem ser usados para antecipar comportamentos do público e ajustar as estratégias de marketing de uma empresa.
Outras estratégias Data-Driven no marketing incluem:
- Teste A/B — faça comparações de versões de páginas de produtos, e-mails ou anúncios para determinar qual delas performa melhor em termos de conversões. Uma ferramenta de teste A/B permite que você use várias métricas para avaliar os resultados das diferentes versões e concluir o que realmente funciona;
- Customer Journey Analytics — analise o caminho que os clientes percorrem desde o primeiro contato até a compra. Com base em dados obtidos em toda a jornada de compra, você pode identificar pontos de fricção e oportunidades de personalizar a experiência do cliente;
- Segmentação do cliente — use ferramentas de segmentação para categorizar o público-alvo com base em critérios socioeconômicos, psicográficos e comportamentais. Essa segmentação permite uma compreensão profunda dos clientes e facilita o desenvolvimento de campanhas de vendas e marketing personalizadas.
A importância do marketing Data-Driven
Desde a sua origem, o marketing é orientado por dados. A reação do público e o número de vendas sempre foram algumas das métricas importantes para medir o desempenho das estratégias de marketing e planejar ajustes sempre que necessário.
No entanto, a ascensão das ferramentas de marketing digital permitiu que as empresas tivessem uma capacidade nunca antes vista de metrificar as suas próprias ações, medir com precisão os seus resultados e mapear o comportamento do seu público.
Essa transformação mudou a forma como se lida com os dados gerados no marketing a tal ponto que ser Data-Driven não é mais um diferencial competitivo, e sim uma obrigatoriedade se a empresa quer se beneficiar das melhores estratégias.
Aproximadamente 2 a cada 3 profissionais de marketing afirmam que as decisões tomadas com base em dados são superiores àquelas baseadas em intuições, de acordo com pesquisa da Econsultancy e do Google.
Em termos de Retorno Sobre Investimento (ROI), o uso de dados faz uma grande diferença. Segundo pesquisa da Invesp, negócios que usam estratégias de personalização com Data-Driven marketing alcançam um ROI (Retorno Sobre Investimento) de 5 a 8 vezes do que foi gasto com marketing.
A personalização da experiência do cliente e a possibilidade de ajustar estratégias de marketing em tempo real geram, por consequência, melhores resultados financeiros.
Ferramentas para análise e interpretação de dados
Para uma abordagem Data-Driven no marketing, é essencial manter um fluxo contínuo de captação e cruzamento de dados. Mas esse processo completo é quase sempre impossível de ser realizado de forma manual devido ao volume de informações exigidas.
Por essa razão, é recomendável contar com uma ferramenta especializada capaz de coletar, analisar e enriquecer automaticamente os dados sobre os consumidores.
Uma dessas ferramentas é a Sales Box! Com a nossa plataforma, é possível enriquecer os dados que a sua empresa já possui sobre seus consumidores com informações demográficas, transacionais e psicográficas.
A partir do cruzamento desses dados, a Sales Box fornece perfis ricos e detalhados que podem ser utilizados em diversas estratégias de marketing e vendas.
Ferramentas como a Sales Box são indispensáveis para qualquer empresa que busca uma mentalidade data-driven no marketing. Com decisões baseadas em dados, será possível melhorar a experiência do cliente e alcançar melhores resultados comerciais.
Aproveite para seguir a Sales Box nas redes sociais e acompanhe mais dicas sobre segmentação. Estamos no Instagram, no LinkedIn, no YouTube e no Facebook.