May 29, 2024
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Segmentação psicográfica: o que é e como pode melhorar as campanhas de marketing

Não há dúvida de que a segmentação deva fazer parte de qualquer campanha de marketing e vendas, mas um tipo de segmentação sobre o qual você talvez não tenha ouvido falar é a segmentação psicográfica.

Tal como acontece em outros métodos de segmentação, o objetivo da abordagem psicográfica é agrupar o público em grupos que compartilham traços semelhantes. Assim, as empresas podem personalizar experiências para converter e fidelizar clientes.

As ferramentas de análise de dados que nasceram na era do Big Data tornaram esse processo popular entre empresas de diferentes setores. E, do ponto de vista dos consumidores, a segmentação e personalização passaram a ser vistas como algo positivo.

Segundo estatísticas divulgadas pela HubSpot, 80% dos consumidores têm maior probabilidade de fazer uma compra se a marca oferecer uma experiência personalizada.

Neste guia, explicaremos mais sobre como a segmentação psicográfica funciona e os seus impactos nas estratégias de personalização das empresas.

O que é segmentação psicográfica?

Segmentação psicográfica é um método de segmentação de mercado que classifica os consumidores com base em variáveis psicológicas, como crenças, estilos de vida, personalidades, valores e motivações

Em vez de segmentar o público por dados demográficos tradicionais, como idade, gênero ou renda, a segmentação psicográfica agrupa os consumidores a partir de princípios, desejos e dores intrínsecos que influenciam suas decisões.

Comparada à segmentação comportamental, que se baseia em ações observáveis como a frequência de compra ou interação com a marca, a segmentação psicográfica oferece uma compreensão de aspectos subjetivos dos consumidores.

É um processo que envolve: 1) traçar uma grande quantidade de variáveis psicológicas do público, 2) realizar um cruzamento entre essas variáveis e 3) criar perfis psicográficos para tentar presumir o que as pessoas estão dispostas a fazer (comprar determinados produtos, experimentar certos testes, gostar de campanhas específicas etc).

Quais são as vantagens da segmentação psicográfica?

A segmentação psicográfica fornece às empresas uma compreensão profunda de aspectos qualitativos e subjetivos do público-alvo. Com essas informações, há muito a ganhar.

Produtos e serviços direcionados às necessidades do cliente

Muitas empresas adquirem uma vantagem competitiva porque criam produtos ou serviços para atender a desejos específicos de seus clientes. Com as informações psicográficas, sua marca tem o que precisa para fazer isso acontecer.

A partir de perfis psicográficos dos clientes, sua equipe pode repensar determinados aspectos de produtos e serviços existentes ou até desenvolver novas soluções para melhor atender às expectativas do mercado.

Personalização dos conteúdos

Que tal criar campanhas de marketing e vendas com base em interesses e valores específicos de cada segmento psicográfico? Toda a estratégia de conteúdo da sua marca pode ganhar com uma compreensão mais profunda do público-alvo.

Uma marca do mercado da moda, por exemplo, pode desenvolver e-mails personalizados para a sua base de clientes que valorizam luxo e status, e outros e-mails para aqueles que priorizam moda consciente e sustentabilidade.

Entendendo como o público pode ser segmentado a partir de aspectos subjetivos, fica mais fácil criar uma conexão por meio dos conteúdos.

Retenção de clientes

Muitos consumidores concordam que são mais propensos a voltar a comprar de marcas que compartilham os seus valores. A pesquisa psicográfica ajuda a descobrir quais são esses valores e como incorporá-los ao negócio.

Imagine que uma empresa descubra que muitos de seus clientes consideram a família e o apoio de familiares próximos como pilares decisivos em suas vidas. 

Com base nessa informação, a empresa pode incorporar esses valores em um programa de fidelidade para oferecer descontos exclusivos para famílias que compram juntas.

Como criar e usar perfis psicográficos efetivos?

A criação de perfis psicográficos começa com a coleta de dados. É necessário ter uma base com informações sobre o público, incluindo informações demográficas ou comportamentais de consumidores e pessoas que já compraram da empresa. Essa coleta pode ser realizada de diversas formas, incluindo:

  • Pesquisas de opinião — questionários e entrevistas estruturadas para entender as opiniões e atitudes dos consumidores;
  • Monitoramento de redes sociais — análise de postagens, comentários e interações nas redes sociais para identificar interesses e comportamentos;
  • Dados de comportamento de compra — análise de padrões de compra e histórico de transações para entender preferências e motivações de compra.

Após a coleta, os dados precisam ser cruzados e analisados para gerar padrões e insights. Esse processo pode ser complexo devido à variedade e volume de dados, por isso, ferramentas específicas para segmentação psicográfica são fundamentais.

A Sales Box é uma plataforma poderosa que utiliza pesquisas de órgãos especializados/oficiais do país para enriquecer os dados fornecidos pelos usuários e acelerar o processo de segmentação psicográfica.

Ela permite que os usuários façam upload de seus dados de clientes na plataforma, que são então processados e enriquecidos com informações psicográficas. A plataforma da Sales Box possibilita:

  • Segmentação avançada — utilização de filtros demográficos e psicográficos para criar segmentos de público altamente específicos e relevantes;
  • Análise de personas existentes — a plataforma possui 9 personas predefinidas, e oferece uma análise que mostra a porcentagem de cada persona dentro da sua base de clientes, permitindo identificar em % quantos se enquadram em cada perfil;
  • Criação de audiências customizadas — capacidade de criar audiências personalizadas para campanhas de marketing e vendas em redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Para empresas novas, que ainda não têm uma base de dados sobre os clientes, também é possível iniciar o processo de segmentação por geolocalização. Nesse caso, são utilizadas com base as características projetivas do público-alvo ideal.

Como a segmentação psicográfica é aplicada no marketing?

Assim como informações demográficas e comportamentais, traçar os perfis psicográficos do público permite que a empresa melhore suas estratégias de marketing de várias maneiras.

Campanhas de email personalizadas

Em vez de enviar emails genéricos, crie mensagens que realmente falam com os clientes. Ao segmentar a sua base de contatos a partir de fatores psicológicos, a sua empresa pode ajustar o conteúdo dos emails para atender às preferências de cada grupo. Esse uso dos dados pode melhorar a taxa de abertura e a resposta dos clientes.

Anúncios direcionados nas redes sociais

Na história do marketing, os slogans e as taglines mais impactantes sempre foram aqueles que conseguiram se comunicar com o coração das pessoas. Hoje, isso é ainda mais claro nos anúncios para o Instagram, Facebook e outras redes sociais.

Não só a mensagem, mas o alcance do anúncio pode ser direcionado a partir de informações psicográficas. Na etapa de segmentação da campanha, você pode selecionar características mais subjetivas para conseguir alcançar as pessoas certas.

Recomendação de produtos

Desde a primeira interação com a marca até o pós-compra, as empresas têm a oportunidade de oferecer sugestões relevantes e personalizadas aos clientes. Utilizando perfis psicográficos, as recomendações de produtos podem ficar mais refinadas.

Uma loja virtual pode cruzar o histórico de compras de um cliente com seu perfil psicográfico para identificar padrões de preferências e, com base nessas informações, enviar e-mails com sugestões de outros produtos que possam interessá-la.

Vale lembrar que mesmo empresas novas, sem uma base robusta de dados sobre seus clientes, podem se beneficiar da segmentação psicográfica. O mais importante é contar com a ferramenta certa para enriquecer os dados e construir insights úteis para a aplicação dos perfis psicográficos em estratégias de vendas e marketing.

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