August 21, 2025
Data Analytics

Tendências virais: como diferenciar o hype da oportunidade real

As tendências virais têm sido cada vez mais impulsionadas pelas redes sociais. Uma vez que elas surgem e desaparecem na mesma velocidade com que um usuário rola a página ou atualiza o feed.

Esse cenário acontece em meio a alta disseminação de informações, em que estamos constantemente cercados de estímulos. Por isso,algumas campanhas conseguem se destacar e atingir a audiência, seja por meio de serviços ou produtos, tornando-se uma “tendência do momento”.

É nesse contexto que surge o hype, presente em diferentessetores, como na cultura pop, moda, gastronomia e tecnologia. Visto que eledesperta curiosidade, gera engajamento, criando uma sensação de urgência deconsumo.

No entanto, nem toda tendência mercê ser seguida. O desafioestá justamente em diferenciar o que é apenas entusiasmo passageiro do querealmente representa uma oportunidade sólida para os negócios. Afinal, comoidentificar o que vale a pena investir e o que deve ser apenas observado? E é sobreisso que falaremos neste conteúdo.

Boa leitura!

O que são tendências?

Para entender melhor o conceito de tendência, é importante considerar duas linhas de raciocínio que, apesar de distintas, estão interligadas.

De um lado, temos as tendências virais, que são fenômenos que rapidamente se espalham e ganham repercussão em um curto espaço de tempo, sobretudo nas redes sociais. Visto que elas geralmente representam a “febre do momento”, como o Labubu ou Bobbie Goodies, marcados pelo entusiasmo até o momento.

Do outro lado, existe o conceito mais amplo de tendência. Segundo o dicionário Michaelis, a tendência é a “disposição natural que leva alguém a agir de determinada maneira ou a seguir certo caminho; inclinação, predisposição”. Em outras palavras, trata-se de um movimento mais profundo, que reúne pessoas e comunidades em torno de novos comportamentos, provocando mudanças culturais e estruturais na sociedade. Assim, as tendências ajudam a revelar como os consumidores têm se comportado ou provavelmente irão se comportar no futuro.

Portanto, enquanto as tendências virais estão associadas ao imediatismo e ao modismo, as tendências duradouras refletem as transformações reais, podendo ser consideradas megatendências que impactam os negócios a longo prazo.

O que define uma tendência no mercado?

Com vimos, as tendências podem envolver transformações nas preferências e formas de consumo dos consumidores, além de mudanças culturais etecnológicas. Consequentemente, elas acabam gerando impactos econômicos e sociais.

Assim, uma tendência no mercado pode ser definida por alguns critérios:

- A trajetória que a tendência está seguindo no mercado;

- A duração da tendência, que pode ser de curto, médio ou alongo prazo;

- A escalabilidade, que indica se a tendência pode se expandir dentro de um setor específico ou de forma mais abrangente;

- O impacto, que mostra como a tendência pode influenciar decisões de consumidores e empresas.

Por isso, que para mensurar esses critérios, a Sales Box tem ferramentas como o Data Analytics e o Geomarketing, que ajudam a entender o que encaixa melhor no seu público-alvo.

E o que é hype no mercado?

A palavra hype tem origem é inglesa e significa excesso, entusiasmo ou euforia. Geralmente, o termo é usado para se referir um assunto, produto ou pessoa que gera grande repercussão ou popularidade, sobretudo nas redes sociais, criando muito engajamento.

Nesse contexto, surge o desafio de diferenciar o que é apenas uma tendência passageira daquilo que realmente tem potencial de se tornar duradouro.

Por exemplo, o ano de 2025 tem sido marcado por uma onda de tendências virais, como o Morango do Amor, Labubu, Bobbie Goddies e os bebês reborn. Rapidamente conquistaram a atenção e engajamento, mas a longevidade ainda é incerta.  

Como identificar oportunidades reais entre as tendências?

Explorar novas oportunidades faz parte do contexto do mercado B2B. Por isso, analisar o mercado com base em dados e interpretar o comportamento dos consumidores é importante para entender o que é uma oportunidade real.

As análises preditivas, por sua vez, ajudam a antecipar comportamentos futuros a partir de dados históricos, permitindo assim identificar padrões de consumo que indicam tendências consistentes. Já a segmentação de clientes permite agrupar consumidores com características similares, oque possibilita oferecer ora produtor ora serviços mais alinhados aos perfis.

Para realizar esse estudo, é preciso considerar dados como:

- Idade;

- Gênero;

- Localização;

- Psicográficos;

- Comportamentais.

E é nesse ponto que soluções como da Sales Box se tornam um apoio fundamental.

Leia também | Como aprimorar sua segmentação de clientes? Aplique Segmentação Estática e Dinâmica para campanhas de marketing e vendas

Como usar esses dados para aproveitar uma oportunidade real?

A resposta é simples: com a Sales Box. Visto que entender todo o contexto e diferenciar qual tendência pode se transformar em uma oportunidade para o seu negócio é apenas o primeiro passo.

Isso porque a segmentação de clientes, citada anteriormente, depende do uso de tecnologia adequada. Sem as ferramentas certas, o uso dedados pode se tornar impreciso. Por isso, a Sales Box utiliza dados precisos, Data Science e informações de órgãos especializados e oficiais do país, RFV e complementando a análise das informações fornecidas pelos usuários.

Dessa forma, é possível ter uma compreensão mais ampla da base de clientes, utilizando algoritmos de machine learning para identificar padrões e tendências complexas, que depois são enriquecidos. Com isso, sua empresa consegue aproveitar oportunidades reais de forma estratégica, evitando decisões baseadas apenas em modismos passageiros.

Usar as ferramentas certas faz total diferença! Siga a Sales Box nas redes sociais, estamos no Instagram e no LinkedInE aproveite para conhecer agora mesmo nossas soluções baseado em dados.

Related Posts